sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sem descer do salto!

A Secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton, teve que engolir um baita sapo no Fórum da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que está ocorrendo na Tailândia.

Após acusar o governo da Coréia do Norte de parecer uma "criança mimada", recebeu uma resposta muito indecorosa. A chancelaria norte coreana fez comentários desnecessários e que tinham a intenção de ofender a secretária.

Vamos ver com mais detalhes como começou a briga:

Hillary afirmou que a Coréia do Norte se comportou como uma criança mimada/indisciplinada pela recente série de lançamentos de mísseis (que ocorreram em abril se não me engano), ignorando a proibição da ONU e sanções de outros países.

Well, o comentário não foi nem um pouco bem vinde, e reparem na SUTILEZA da resposta:

"Só podemos considerar a sra. Clinton como uma dama engraçada quando gosta de usar esse tipo de retórica, desconhecendo a etiqueta elementar da comunidade internacional. Às vezes, ela parece uma aluna do ensino básico e, às vezes, uma aposentada que está indo às compras"

Olha, doeu em mim, viu? Não ia gostar nem um pouco que esses elogios a mim saíssem em todos os jornais do mundo. Se bem que, ela que começou, né?

Mas também retrucou:
"A Coréia do Norte não tem para aonde ir, não lhe sobraram amigos que a defenda dos esforços internacionais para sua desnuclearização. Se a Coréia do Norte pretende se engajar no comércio internacional, seus navios têm de navegar em conformidade com os termos de 1984 ou não encontrarão portos".

Enfim. Achei que essa questão de diplomacia era interessante.
E também é interessante que o Estadão tenha dado destaque apenas a essa briga. Não tratou do que já foi discutido durante esse tempo em que os líderes se reunem na Tailândia.

2 comentários:

  1. Da notícia só posso dizer: "quem procura acha"!

    Outro fato intrigante, mas sem muito haver com o caso, é essa personificação que se costuma fazer dos países, manja? Como se fossem pessoas...

    "A Corei do Norte se comportou como criança"...
    -> A Coreia quem??
    -> Os políticos? A população?

    Fazemos isso toda hora, mas não deixa de ser estranho! Haha...

    ResponderExcluir
  2. Talvez esteja ai um interesse em descaraterizar o país. 'Todos os coreanos se comportam como criança, não confiemos em coreanos' saca.
    Politicagem é foda

    ResponderExcluir